segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Presidente da OAB/RS Subseção de Sobradinho participa do II Colégio de Presidentes, em Bento Gonçalves, de 25 a 27 de novembro de 2010.



Os Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul, reunidos no II Colégio de Presidentes, em Bento Gonçalves, realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2010, deliberaram e editaram a presente CARTA, nos termos que seguem:

1. VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:
1.1 HONORÁRIOS: O Colégio de Presidentes: a) deliberou que as Subseções da OAB/RS informem para a Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas – CDAP, os escritórios que contratam serviços oferecendo honorários aviltantes, para que a Seccional possa tomar as providências cabíveis, a fim de garantir a dignidade da profissão; b) definiu pela recomendação para que a comissão da tabela de honorários realize um estudo para a fixação de honorários para advogados que atuem como correspondentes e analise a viabilidade de encaminhamento de um projeto para transformar em lei a tabela de honorários, tornando-a efetivamente obrigatória; e c) deliberou para que as Subseções da OAB/RS oficiem à Seccional noticiando casos em que os magistrados aviltem a fixação de honorários sucumbenciais ou intervenham de qualquer forma nos honorários contratuais, recomendando à Seccional, que ao receber tais informações, oficiem ao magistrado e à Corregedoria do Tribunal.

1.2 QUARENTENA PARA INGRESSO NA ADVOCACIA DOS INTEGRANTES DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO
O Colégio de Presidentes recomendou à Seccional que encaminhe ao Conselho Federal da OAB a Proposta de Emenda Constitucional apresentada pela comissão formada no I Colégio de Presidentes.

2. PUBLICIDADE E PROPAGANDA:
O Colégio de Presidentes indicou fomentar a fiscalização, de forma rigorosa, da publicidade irregular na advocacia.

3. TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA
O Colégio de Presidentes registrou preocupação sobre a interpretação do artigo 137-D do Regulamento Geral, referente à formalidade das notificações nos processos ético disciplinares considerando a enorme dificuldade do andamento dos processos éticos disciplinares.

4. REPASSE DE VALORES PARA AS SUBSEÇÕES
Deliberou o Colégio de Presidentes que, embora na iminência do reajuste das anuidades, ficará suspensa a reivindicação de repasses proporcionais do aumento, para as Subseções, enquanto não for viabilizado o pagamento do passivo judicial.

5. QUESTÕES CARTORÁRIAS:
5.1 ALTERAÇÃO DO HORÁRIO FORENSE: O Colégio de Presidentes, após discutir o pleito do TJRS para alteração do horário forense, deliberou que a proposta merece análise mais cuidadosa.

5.2. QUADRO DE SERVIDORES: Foi constituída uma Comissão, composta pelos representantes das Subseções: Dr. Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves (Dom Pedrito), Dr. Euclides Aires Copatti (Sananduva), Luis Eduardo de La Rosa D´Avila (Santana do Livramento), Dr. Fernando Luz Lehnen(Taquara), Dr. Sidney Teixeira (Tapejara) e a Dra. Maria Regina Wingert Abel (Novo Hamburgo), para trabalhar o problema nos cartórios judiciais, advindos do reduzido quadro de funcionários, e excessivo número de estagiários e realizar uma análise do PL 120/2009, a qual tratará destes temas em conjunto com a Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB/RS.

5.3 GRAVAÇÃO E DEGRAVAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS: O Colégio de Presidentes deliberou encaminhar este tema à Comissão Mista da Seccional, buscando uniformização dos procedimentos  para uma manifestação junto à Corregedoria Geral de Justiça, buscando a obrigatoriedade da degravação e disponibilização do áudio.

6. PROJETOS DE LEI:
O Colégio de Presidentes deliberou que os assuntos relacionados ao porte de arma por advogados e a criação de um Código de Processo do Trabalho, são matérias que merecem o encaminhamento para a Comissão Legislativa do Conselho Federal da OAB.

7. ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS:
7.1 TABELA DE SERVIÇOS PRESTADOS PELAS SUBSEÇÕES: O Colégio de Presidentes sugeriu à Seccional coletar as informações sobre a numeração das contas bancárias para depósito dos valores, relação dos serviços prestados e os preços praticados, entre outras informações como as Comarcas de abrangência das Subseções, para divulgação no “site” da OAB/RS, conforme a proposta apresentada pelo grupo de trabalho formado no I Colégio de Presidentes.
Bento Gonçalves/RS, 26 de novembro de 2010.
 
Extraído do site www.oabrs.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário